quinta-feira, 16 de abril de 2015



O SER HUMANO E A BUSCA PELA TAL FELICIDADE!!



Felicidade

A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo.
A felicidade é o que os antigos gregos chamavam de eudaimonia, um termo ainda usado em ética. Para as emoções associadas à felicidade, os filósofos preferem utilizar a palavra prazer. É difícil definir, rigorosamente, a felicidade e sua medida. Investigadores em psicologia desenvolveram diferentes métodos e instrumentos, a exemplo do Questionário da Felicidade de Oxford,1 para medir o nível de felicidade de um indivíduo. Esses métodos levam em conta fatores físicos e psicológicos, tais como envolvimento religioso ou político, estado civil, paternidade, idade, renda etc.

Segundo o Wikipedia felicidade é um estado durável de plenitude, alegria intensa, os gregos utilizavam como termo ética, e os filósofos preferem prazer, porém felicidade a meu ver é algo difícil de se definir e se conseguir, principalmente nos dias de hoje em que o homem vive em um mundo nefasto e cheio de caos, stress, pessoas afundadas em trabalho, dívidas, desemprego, intolerâncias dos seres humanos uns com os outros, mortes desnecessárias pelas coisas mais banais possíveis, ausência de Deus e de amor.

Vejo algumas pessoas extremamente ambiciosas, em busca do alto padrão de vida, a busca por joias, carros dos mais variados tipos, roupas, eletrônicos, altos cargos no trabalho, tudo isso é felicidade? Tem horas que começo a crer que sim, pois a simplicidade no ser humano está sendo dia a dia exterminada pela busca do “ fútil e necessário “ fútil pois nos preocupamos muito com algo que não nos enriquece a alma e muito menos levaremos daqui necessário pois feliz ou infelizmente são ferramentas fundamentais para a busca da felicidade por nós seres humanos, e quando conseguimos tudo isso a felicidade acaba ou ela se mantém? Ou entramos em uma profunda melancolia por não ter mais objetivos a traçar e alcançar? Ou pior, quando não conseguimos atingir metade dos planos traçados, aí a felicidade realmente não passa de uma palavra, alguns dizem que temos que traçar novos rumos, ter forças, sermos perseverantes naquilo que almejamos, mas aí ficamos sem energia e sem gás e cada vez a tal felicidade vai ficando mais e mais longe.

Então constatamos com tudo isso é que felicidade é um fator momentâneo, que só a conseguimos por um curto período de tempo quando traçamos algum objetivo material e o alcançamos, esquecemos que a felicidade esta primeiramente no interior de cada um de nós, ela está escondida e cada vez menos nutrida porque esquecemos de alimenta-la em nosso interior buscando somente do lado de fora, olhamos para o vizinho e vemos o que ele conquistou e queremos copia-lo, se ele é bem sucedido em sua vida por ter dinheiro, carros etc., esquecemos que também podemos ser bem sucedidos não por termos um alto cargo em alguma empresa, mas sendo honestos e satisfeitos naquilo que fazemos bem, por termos pessoas que gostam de nós, nos amam, pelo simples fato de estarmos é respirando, enxergando pedaços desse mundo maravilhoso que Deus nos deu, termos o privilégio de andar, de falar, o mais controverso nisso tudo é que tem pessoas que não tem o privilégio de fazer tudo isso que descrevi que você pessoa normal e saudável pode fazer todos os dias e no entanto essa pessoa acorda feliz.


É felicidade não é algo abstrato, mas sim um súbito momento que passa como um relâmpago na vida do ser humano e muitas vezes não percebemos ela diante de nós pois nossa visão e percepção não acompanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário